O evento foi promovido e organizado pelos membros do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas - DESLOCC (CNPq/UFPel), em parceria com os discentes da disciplina Paisagens Cotidianas e Dispositivos de Compartilhamentos, do Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.
A segunda edição do projeto ocorreu no período de 17 a 27 de abril de 2018, no Museu do Doce da UFPel, na zona central da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. O mote "descansar e resistir" escolhido pelos organizadores do evento, teve coma premissa as considerações reflexivas do filosofo sul coreano Byung-Chul Han, discorridas no livro intitulado "A Sociedade do cansaço". O
subtítulo incitava aos artistas a realização de trabalhos que potencializem discussões acerca da produtividade exaustiva da sociedade de consumo, movimentada pela política econômica capitalista.
Desse modo, a escolha do tema era uma deixa, para que os visitantes pudessem refletir sabre um estado outro, de lentidão em meio a correria do dia-dia, onde há um excesso de produtividade, que e a antítese da contemplação. Sendo assim, a mostra apresentou por meio de produções artísticas, diferentes pontos de vista e os modos de existir, sentir e questionar os processos de vida atuais.
Texto extraído do e-book II DES..LOC.C
Oi! Muito legal a publicação.